Brigada Militar abre inquérito para apurar conduta de policiais em abordagem que teve até cão baleado em Santa Maria

Brigada Militar abre inquérito para apurar conduta de policiais em abordagem que teve até cão baleado em Santa Maria

Foto: Reprodução

Morador filmou com celular a abordagem a suspeito de furtar som automotivo na tarde de sábado, na Vila Schirmer. Mulher foi empurrada e caiu no chão

O final da tarde do último sábado (16)  foi marcado por uma ocorrência policial que terminou em denúncia de suposto abuso de autoridade, registrada por moradoras da Vila Schirmer, no Bairro João Goulart, em Santa Maria. A ação envolveu agentes do 2º Batalhão de Polícia de Choque (2º BPChq) e resultou em boletim de ocorrência na Polícia Civil. A Brigada Militar abriu investigação para apurar a conduta dos policiais. 

 
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Conforme o relato das moradoras, os policiais patrulhavam a região quando um rapaz correu em direção ao pátio de uma casa que abriga cinco famílias. Com autorização de uma das moradoras, os agentes entraram no local e revistaram um veículo, onde encontraram um aparelho de som automotivo que, segundo a polícia, teria sido furtado de um estabelecimento comercial.

 
Durante a ação, o genro de uma das moradoras chegou ao local de bicicleta para acompanhar a situação e teria sido abordado de "forma truculenta e agredido". Ainda segundo o relato, uma das moradoras iniciou a gravação da ocorrência, mas afirmou ter sido intimidada por um policial, que teria ameaçado quebrar o celular e a empurrado.

 
Na sequência, o cachorro da família avançou sobre um dos policiais, que efetuou um disparo de arma de fogo. O tiro atingiu a boca do animal, que foi levado posteriormente para atendimento veterinário, passou por cirurgia e segue em observação.

 
A defesa da família informou que dois homens foram detidos por desacato, mas liberados. Um deles teria sido agredido dentro da viatura. A advogada que representa as moradoras afirmou que não é a primeira vez que a família se sente ameaçada, por isso registrou ocorrência.


O que diz a Brigada Militar

Em nota, a Brigada Militar informou que equipes do 2º BPChq foram acionadas para averiguar uma denúncia de receptação de som automotivo. Segundo a corporação, no veículo revistado havia um equipamento com indícios de furto. O proprietário foi informado de que seria conduzido à delegacia para esclarecimentos, já que não apresentou nota fiscal ou comprovante de origem da compra. Ainda conforme a Brigada, o homem resistiu à condução e teria incitado outras pessoas a impedir a ação policial.

 
No momento da contenção, cães teriam sido incitados contra os PM, e um dos policiais acabou mordido. Diante disso, foi realizado um disparo de arma de fogo para cessar o ataque.


O homem foi conduzido à delegacia, onde foi confirmado que o equipamento havia sido furtado na noite anterior. A Brigada Militar informou, ainda, que instaurou um Inquérito Policial Militar para apurar as circunstâncias do fato.

Chuvas intensas e rajadas de vento de até 80 km/h podem atingir a região a partir desta terça-feira Anterior

Chuvas intensas e rajadas de vento de até 80 km/h podem atingir a região a partir desta terça-feira

VÍDEO: queda de caixa d’água interrompe parcialmente o tráfego sob o Viaduto Evandro Behr Próximo

VÍDEO: queda de caixa d’água interrompe parcialmente o tráfego sob o Viaduto Evandro Behr

Plantão
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI